RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
O relatório de sustentabilidade é um documento que descreve os projetos socio-ambientais promovidos pela empresa, verificando os impactos sociais e definindo a sua continuação nos anos seguintes.
O relatório de sustentabilidade é um documento que descreve os projetos socio-ambientais promovidos pela empresa, verificando os impactos sociais e definindo a sua continuação nos anos seguintes.
Desde 2021, a OMAL tornou-se uma Sociedade de Beneficência.
As Sociedades de Beneficência são organizações que atuam com o objetivo de gerar um impacto positivo na sociedade e no ambiente, para além do lucro financeiro. Estas sociedades integram a Responsabilidade Social Empresarial no seu modelo de negócio, adotando práticas sustentáveis e transparentes:
Foram identificados três objetivos específicos de benefício comum nos Regulamentos, que decidimos prosseguir no exercício da nossa atividade económica. Foram definidos com o objetivo de produzir rentabilidade, criar lucros e gerar bem-estar para as pessoas, a comunidade e o território em que operamos. A nossa aspiração é integrar de forma consistente todos os aspetos de sustentabilidade relevantes para nós nas nossas atividades diárias, em linha com as empresas mais virtuosas e avançadas em termos de Responsabilidade Social Empresarial.
Objetivo I
Investir na inovação de produtos e processos para garantir o equilíbrio entre o homem e o ambiente e construir um mundo melhor para as gerações futuras.
Objetivo II
Promover a formação e a realização profissional, fomentar a socialização e a discussão na comunidade, apoiando propostas recreativas socioculturais, atividades associativas e práticas desportivas.
Objetivo III
Criar um ambiente de trabalho inclusivo e com objetivos definidos, que assegure os direitos e deveres, proteja a saúde e a segurança e apoie as medidas de bem-estar da empresa.
A Agenda 2030 é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte de um programa de ação mais vasto composto por 169 metas ou objetivos ambientais, económicos e sociais associados, a serem atingidos até 2030. Trata-se de um desafio global, uma vez que estes objetivos dizem respeito e envolvem todos os países e todas as componentes da sociedade: das empresas privadas ao setor público, da sociedade civil aos profissionais da informação e da cultura.
Optámos por aceitar este desafio, concentrando a nossa atenção nas questões materiais a que damos prioridade e identificando um primeiro plano de objetivos de sustentabilidade. Simultaneamente, enveredámos por um caminho de envolvimento cada vez mais estreito com fornecedores e colaboradores para alcançar resultados de benefício comum.
Para consolidar a nossa abordagem à atividade sustentável, decidimos adotar e prosseguir Objetivos específicos (3, 4, 5, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 16). Para obter informações mais pormenorizadas, convidamo-lo a ler os nossos relatórios de sustentabilidade.