images/testate/header-progetti.jpg
HOME » Sustentabilidade / Projetos

PROJETOS

O compromisso concreto com a comunidade

FilePagine/2015.jpg
2015
FilePagine/2016.jpg
2016
FilePagine/2017.jpg
2017
FilePagine/2018.jpg
2018
FilePagine/Nazionalimaschi2.jpg
2019
FilePagine/2000x619Test-sierologici-OMAL-ACTUATECH.jpg
2020
FilePagine/SchoolWork.jpg
2021
FilePagine/IMG3588.jpg
2022
FilePagine/ImpresAperta-03.jpg
2023
O projeto "A empresa das crianças" é uma iniciativa de treinamento sobre os temas da educação para a sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial que envolveu todos os diretores das unidades operativas OMAL na realização de um percurso dedicado às quarta e quinta classes do ensino fundamental, para conversar juntos sobre o meio ambiente, ecologia e "invenções a favor da natureza".

O percurso incluiu palestras em sala de aula e oficinas artísticas dentro da empresa. Em particular, foram criados grupos de trabalho sobre os temas: palavras livres, reutilização de materiais recicláveis, pintura e papel decorado.

Um caminho, dedicado às oitavas classes do ensino fundamental, de familiarização com as figuras e as tarefas empresariais características (TI, COMUNICAÇÃO, COMERCIAL, ESCRITÓRIO TÉCNICO). A iniciativa possibilitou descrever o "trabalho da empresa", envolvendo os jovens na compreensão de algumas tarefas que poderão vir a se tornar o futuro trabalho deles.
O projeto "Voluntariado Comunitário" é uma iniciativa que envolve todos os funcionários que desejam ajudar seu território, se envolvendo em primeira pessoa. O projeto, anual, fornece a oportunidade de passar até 16 horas de trabalho - na ajuda de associações, entidades públicas e ONGs ativas na assistência e cuidado de crianças, idosos, deficientes. O projeto está aberto a todas as funções da empresa e em constante evolução, de forma a acompanhar as necessidades do nosso território e atender melhor às necessidades das entidades e o tempo dos trabalhadores  OMAL.

Em março de 2017, o voluntariado da  OMAL ultrapassou as fronteiras italianas e envolveu o nosso parceiro na Índia, com quem fizemos vídeos-aulas de Inglês , estudando os aspectos culturais, como alimentos e festividades, entre as classes do ensino fundamental da Escola de  Rodengo Saiano e da Escola fundamental de Chennai (Índia).
O projeto "Arte Corporativa" usou a linguagem da arte para descrever alguns dos temas de mudança corporativa que o mercado e a tecnologia de hoje nos pedem para enfrentar. Através de pintura de rua e do teatro, a empresa representou alguns conceitos que caracterizarão o próximo futuro  da OMAL.

O trabalho em equipe, a internacionalização dos mercados, a segurança alimentar e a responsabilidade intergeneracional foram apenas alguns dos trend colocados na  parede na forma de murais. Aos trabalhos realizados, alguns no novo local de produção, outros na sede original, depois se incluiu um evento-laboratório no qual os funcionários participaram da construção de uma pintura no estilo street-art.
Iniciamos o ano com várias iniciativas relacionadas ao projeto "Voluntariado comunitário", incluindo os jogos entre os rapazes do ICARO BASKET e as oitavas classes do “Istituto Comprensivo "Ai Caduti" de Rodengo Saiano e a nova colaboração com o Departamento de Proteção Civil de Villa Carcina.

No futuro, será cada vez mais importante fortalecer de forma construtiva as relações com o território de origem da empresa, imaginando a possibilidade de  instituir um modelo local de responsabilidade empresarial que também possa agregar outras empresas de outros setores, superando o limite de autonomia no planejamento da sustentabilidade.
Forte del legame che da sempre unisce OMAL al mondo sportivo, per il 2019 l’azienda ha rinnovato l’impegno a supporto del progetto sportivo ed educativo del Flag Football junior, rivolto a ragazzi e ragazze dai 6 ai 17 anni con l’obiettivo di favorire la partecipazione allo sport dei più giovani e soprattutto di ragazzi provenienti da famiglie in difficoltà che hanno così potuto esprimere il loro talento.
La volontà è stata quella di sposare un’attività basata sull’assenza del contatto fisico, in quanto l’avversario non viene fermato tramite il placcaggio, bensì staccando una bandierina (flag appunto) che è attaccata alla cintura e portando così all'interruzione dell'azione.
Questo sport di squadra permette quindi a tutti, uomini e donne, grandi e piccini, persone con disabilità fisiche e/o mentali (soprattutto nel settore junior, seguiti da tutor) di poterlo praticare.
No período da pandemia global que abalou sobretudo a nossa região, a empresa quis dar o próprio contributo no difícil período desta emergência de saúde. A sociedade doou 50.000 euros à Fondazione Spedali Civili de Brescia, que foram utilizados para adquirir equipamento B-PAP e ventiladores, essenciais para aumentar o número de unidades de cuidados intensivos disponíveis no hospital.
A OMAL não é nova em iniciativas de solidariedade e está, de facto, envolvida em projectos de responsabilidade social, voluntariado empresarial e filantropia sem fins comerciais, mas com um compromisso motivado por necessidades de emergência ou particularmente virtuosas.
Outro aspeto importante é representado pela abertura ao território, acolhendo jovens estagiários ou estudantes para períodos de estágio ou percursos de alternância escola-trabalho, com o objetivo de lhes oferecer experiência de trabalho e formação, transmitindo-lhes os valores da nossa empresa: paixão pelo trabalho, respeito pelas regras e pelos outros e sentido de dever.
Nesta perspetiva, estamos sempre abertos à colaboração com as instituições de ensino e, mesmo durante este ano, apesar da situação delicada, quisemos dar continuidade a esta iniciativa.
A ligação com o território é desde sempre muito forte para a OMAL, de tal forma que está presente entre os objetivos a seguir enquanto Sociedade de Beneficência. Precisamente por este motivo, colaborámos com as seguintes associações:
- AOLE, uma associação desportiva amadora que promove e desenvolve projetos para a autonomia, integração, inclusão social e cultural de pessoas com deficiências mentais
- GAIM, uma organização sem fins lucrativos que apoia a independência de pessoas menos afortunadas e “invisíveis” há vinte anos
Movidos pelo mesmo impulso de inclusão e realização profissional das pessoas, organizámos em conjunto um jantar de Natal da empresa. O evento foi realizado no interior das instalações de produção de Rodengo Saiano, que foi transformado para a ocasião num agradável restaurante com decorações de Natal. A associação GAIM forneceu a montagem e o valioso apoio na preparação da área dedicada. O grupo AOLE, composto por sete jovens com deficiência mental, ajudou os responsáveis do departamento na preparação e no serviço durante todo o jantar.
Em 2023, demos seguimento a uma iniciativa inovadora que também tínhamos levado a cabo no ano anterior e que consideramos ser um dos passos fundamentais a dar para a promoção e divulgação de modelos de negócio sustentáveis. Trata-se da participação na Futura Expo, um espaço que representa uma visão de futuro em que o homem, a natureza e a economia possam coexistir com respeito mútuo. Com a participação nesta feira, quisemos dar o nosso contributo para informar, formar, divulgar e propor práticas concretas e boas práticas. Encontrámos estudantes, profissionais e privados a quem comunicámos o nosso empenho e os nossos projetos, na esperança de multiplicar o impacto positivo através de uma contaminação frutífera e benéfica.
Durante esta ocasião, envolvemos 700 pessoas que aceitaram positivamente o nosso pedido para serem parte ativa do nosso espaço. Além disso, recolhemos ideias e sugestões relacionadas com projetos futuros a desenvolver na empresa, com o objetivo de criar uma rede de contactos e ouvir os contributos que podem surgir de qualquer oportunidade de discussão.

Também em 2023, decidimos continuar a iniciativa “Empresa Aberta” em colaboração com o Istituto Comprensivo di Passirano.
Ao acompanhar as turmas do oitavo ano, contribuímos para um projeto de orientação relacionado com o desejo de lhes mostrar as várias possibilidades de emprego e de os ajudar na importante escolha do instituto de ensino para o ensino secundário. O projeto envolveu cerca de 90 alunos que, divididos em dois grupos, se revezaram na nossa fábrica de Passirano, participando numa sessão de formação inicial com o departamento de CSR e RH, seguida de uma visita ao departamento de produção com o diretor da fábrica.
Tudo isto permitiu-nos dar vida a um debate e a uma troca de pontos de vista sobre o futuro do trabalho para as novas gerações e estar presentes num momento tão especial para estes jovens talentos, dando continuidade ao apoio social e territorial em que a empresa sempre acreditou.

X FECHAR

PRÓXIMO EVENTO

Hydrogen Expo
Hydrogen Expo
Piacenza (Italy), 21-23 may 2025